sábado, 13 de abril de 2013

RISOTO


Um dos pratos que mais amo é o risoto, por ser rápido de fazer e que fica sempre delicioso! E que ultimamente anda fazendo sucesso entre a familia, todos querendo experimentar! Mas o que acho bom também é que toda vez que vou fazer do básico eu vou inventado e adicionando um sabor diferente, que é
isso que gosto, como na foto um é de marguerita e o outro de frango. Por isso vou colocar aqui o básico da receita ai então no final coloque o ingrediente que está afim de comer no dia.

Ingredientes

Aproximadamente 1 litro de caldo (pode ser de galinha, carne, peixe ou de legumes). Você pode fazer o seu próprio caldo que fica mais saboroso, ou usar um tablete de caldo pronto.

1 colher de sopa de azeite

1 colher de manteiga

2 cebolas cortadas em cubos

Sal e pimenta a gosto ou um saquinho de sazón laranja

2 dentes de alho fatiados finamente

400g de arroz para risotto (o mais conhecido é o Arbório)

100 ml de vermute branco seco ou vinho branco seco

100 g de queijo mussarela



Aqueça o caldo. Em uma outra panela aqueça o azeite e a manteiga. Adicione a cebola com uma pitada de sal. Refogue e acrescente o alho fatiado e deixe por mais 2 minutos. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo, adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vermute ou o vinho branco sem parar de mexer. Quando sentir que o vinho está evaporando, começa a segunda etapa.

Assim que o vermute ou o vinho branco for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e uma pitada de sal  ou somente o saquinho de sazón (cuidado para não colocar muito sal, lembre-se que ao final você colocará também o queijo). Você agora não deve parar de mexer. Não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando-o bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo à medida que ele for evaporando. Tome cuidado para que ele não fique com muito caldo, empapando demais o arroz. Essa etapa deve demorar de 15 a 20 minutos. Experimente o arroz de tempos em tempos até que ele esteja no ponto. Ele deve ficar al dente, levemente úmido, mas sem muito caldo.

Depois vá adicionando todos os ingredientes de sua preferência como um frango ou carne (mas já fritos ou então coloque no começo para dar uma fritada), alguns legumes,  tomate, ou molho de tomate pronto, requeijão, use sua imaginação. Ao final tire do fogo e acrescente o queijo mussarela ou qualquer outro que gostar, e está prontinho para saborear com uma saladinha, hummmmm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário